Etapa de formação: Estudos Teológicos

Posso dizer que os estudos Teológicos são uma ferramenta e um auxílio de integralidade humana...

Edwirges Cassia de Macedo

Sou Edwirges, pré-noviça na Congregação das Irmãs Missionárias da Consolata e no momento estou cursando Estudos Teológicos-Pastorais na Faculdade São Bento - São Paulo.

O que significa este momento para mim?

img-20161209-wa0005A experiência dos estudos dentro da etapa de formação trouxe-me grandes benefícios, sobretudo no desenvolvimento de minhas potencialidades reflexivas que vão além da teoria.  A vivência prática dos estudos me serve na valorização da cultura do outro e no seu processo histórico, me ajuda a crescer no amor à Igreja como expressão do mistério de Cristo, a fazer uma leitura crítica da realidade, ampliando desta forma meu horizonte de discurso e ação.

Esta experiência tem me ajudado a crescer na fé e a discernir a minha vocação.

Posso dizer que os estudos Teológicos são uma ferramenta e um auxílio de integralidade humana, pois têm abordado temas que motivam o autoconhecimento, como também a colocar em prática com simplicidade e criatividade a ação pastoral, como por exemplo, na catequese onde atuo neste momento.

O Bem-aventurado José Allamano, fundador da Família Missionária da Consolata, destacava a importância da teologia como expressão do evangelizador nas seguintes palavras: “A ciência unida à piedade pode formar bons evangelizadores”. O Padre Allamano sustentava que os estudos devem ser em vista da missão e dizia ainda que a necessidade da ciência é demonstrada na Sagrada Escritura (Ml 2,7).

dsc03788Desta forma, os estudos me levam a contemplar a Palavra de Deus sistematizada como aluna, meditada e refletida como cristã. Aprofundando sempre mais esta Palavra sinto que ela tem se tornado o meu alimento espiritual cotidiano e minha consolação.

Os estudos na verdade, vão me ajudando a perceber a ação de Deus na vida de seu povo, enfim na vida de cada um de nós; e como a sua misericórdia é grande com cada criatura; um Deus que se faz próximo, complacente. Quem faz experiência do seu amor não pode deixar de anunciá-Lo, torná-Lo conhecido. Um dos caminhos possíveis para conhecer melhor Àquele que amamos é a teologia.

A dimensão Teologico-Pastoral, juntamente com todos os aspectos da minha Formação para a Vida Religiosa Consagrada, como por exemplo, o aprofundamento do Carisma, Liturgia, Formação Humana e outros vão me abrindo à mística do encontro com os outros em um diálogo de respeito e admiração, respondendo à visão do Instituto e favorecendo a interculturalidade. Estes estudos, nesta etapa de Formação têm como finalidade primeira o meu crescimento como pessoa e fortalece o meu caminhar assumindo desde já o compromisso de ser instrumento de comunhão e consolação.

Gostaria de terminar sublinhando um pensamento do Bem-aventurado José Allamano: “Missionários na cabeça, na boca e no coração”.

Caro(a) jovem, sinto que o Senhor me chama para algo grande em minha vida.... se você também está refletindo, pensando em doar a vida a Deus nos irmãos, irmãs porque não pensar num carisma missionário além fronteiras? Vem!

Edwirges Cassia de Macedo é pré-noviça MC